RSS

Valmar

Filho de um grande poeta, Valmar viu desde pequeno como retratar em versos o cotidiano do seringal. Desde então ele vem transformando palavras em canções, e se tornou um dos mais famosos músicos do Juruá. Sua habilidade para criar músicas a partir de histórias reais é tão reconhecida que muitas de suas canções são resultado de pedidos de amigos e conhecidos, para que ele transforme fatos em músicas, atividade que ele realiza com imenso prazer e dedicação.
Valmar, que mora no rio Tejo, tem como amigo e maior competidor em composições João Gonzaga, que mora no rio Bagé. A fama dos dois é grande e, sempre que se encontram, as pessoas discutem quem tem as melhores canções. Valmar gosta muito dessa relação entre os dois e leva na brincadeira as comparações. “O Panavoeiro é um grande amigo meu. Tem até música dele que fala em mim, né? Às vezes, quando a gente se encontra, ele canta música pra mim e eu canto as minhas pra ele. Eu tenho vontade de propor um desafio, eu mais ele, os dois. Mas eu não sou bom de desafio não. Só se for na hora, cantando na horinha. Na hora em que o cara disser o verso eu já tô com o meu preparado pra dizer também”.
Valmar se lembra com saudade do tempo das festas, muito comuns nos antigos seringais, quando mostrava todo seu talento noite adentro. “Eu achava era bom nas festas. Os caras mandavam tocar e eu tocava e cantava com aquela vontade medonha. No outro dia a cabeça do dedo tava só o bagaço, mas eu tava satisfeito, tinha tocado pro povo dançar! Sem ganhar nada, só na boa amizade mesmo. Hoje estão acabando com as festas, por medo de briga, né? De repente os caras se desunem com os outros e já estão brigando”.
Apesar de não tocar mais em festas, Valmar segue com suas composições. A música “24 de Março” é uma das últimas que escreveu, a pedidos, relatando um episódio passado na Reserva envolvendo um morador chamado Sabido, um fazendeiro, a polícia do munícipio, a população e o chefe da Reserva. Quem viu o acontecido diz que ouvir a música é a mesma coisa que ter estado lá.
Anúncios
 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: