RSS

Eritom

Francisco Eritom é mais um jovem que atualmente frequenta uma igreja evangélica instalada dentro da Reserva Extrativista do Alto Juruá. Mas, ao contrário de muitos outros, ele não toca apenas os hinos que ouve nos cultos. Ele é um grande fã de Cristiano Neves, atualmente um dos cantores mais famosos que tocam nos Francisco Eritom é mais um jovem que atualmente frequenta uma igreja evangélica instalada dentro da Reserva Extrativista do Alto Juruá. Mas, ao contrário de muitos outros, ele não toca apenas os hinos que ouve nos cultos. Ele é um grande fã de Cristiano Neves, atualmente um dos cantores mais famosos que tocam nos rádios do seringal. Eritom gosta tanto das músicas de Cristiano Neves que sabe tocá-las com perfeição, copiando a voz do cantor profissional.
Eritom não teve oportunidade de ter aulas de música e o que aprendeu a tocar foi observando seu pai em casa. “Eu via ele tocar e eu prestava atenção nele tocando. Eu pegava o violão e ia lutar pra fazer o mesmo tom que ele fazia. Até que um dia eu fui fazendo, fui fazendo, até que eu aprendi”. Desde então ele usa a boa memória para aprender cada vez mais músicas. “Eu sou uma pessoa que tem uma inteligência boa. Onde eu vejo uma música, eu gravo na cabeça. Se eu vir duas vezes, eu já aprendo”.
Eritom nunca tocou em festas, e nem as frequenta, pois sua religião não permite. Diz que enquanto as pessoas vão para as festas, ele se dedica à igreja. “É o meu compromisso, o meu dever, na minha Igreja. Domingo que é o dia certo de eu ir”.
Como também não gosta de futebol, que é a atividade de lazer mais praticada pelos moradores da Reserva, Eritom passa grande parte do seu tempo se dedicando ao aprimoramento de suas habilidades musicais e à arte da caçada, que também serve para alimentar sua família.
Ele conta que é um bom caçador e que mata todo tipo de animal que os seringueiros costumam usar de alimento ao lado da farinha de mandioca, incluindo as caças grandes, que são os veados, queixadas, porcos do mato e antas, e as embiaras, que são animais de pequeno porte como tatu, paca, jaboti, nambu, dentre outros. Além da carne desses animais, Eritom e os outros moradores da Reserva também consomem a carne de animais criados nos terreiros e campos de suas casas, como porcos, galinhas, patos e gado, e também de peixes que pescam nos rios.

Ouça: Eritom – Amigo

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: