RSS

Lô e Joãzinho

Lô e Joãozinho são os músicos que acompanham com seus violões as cantorias de João Gonzaga pela Reserva Extrativista. Como ele gosta mesmo é de cantar, sempre leva esses dois moradores do rio Bagé para tocarem pra ele.
Lô corta seringa desde os 13 anos e é um dos poucos moradores na Reserva que continua nessa atividade que há alguns anos era a ocupação predominante na região. Seu aprendizado de música começou com um cavaquinho que seu pai comprou quando Lô era pequeno e que ele tinha que dividir com seus irmãos, que também aprenderam a tocar por conta própria. “Acho que é um dote que a gente tem”, diz ele.
Depois do cavaquinho, Lô passou ao violão, mas nunca perdeu o amor pelo seu primeiro instrumento, pois gosta muito de solar melodias e acha que para isso o cavaquinho é bem melhor do que o violão. Lô é parente de João Gonzaga, pois é casado com sua filha, com quem tem cinco filhos. Inclusive, seu filho mais velho, o José, é aprendiz do Panavoeiro, e canta desafios junto com o avô em algumas apresentações.
Joãozinho também é parente de João Gonzaga, que é seu tio, e, ao contrário de Lô, não corta mais seringa. Ele diz que deixou a seringa nos últimos anos, após a queda no preço da borracha e agora sustenta a família com plantações para consumo e venda e pequenas criações.
Joãozinho se lembra que também começou a tocar em um cavaquinho, aos 12 anos, e aprendeu apenas observando seu pai e seu tio tocando. “Acho que teve um poder divino, porque eu tinha vocação para poder tocar. Acho que foi Deus que me ajudou, pois foi somente eu e o cavaquinho”. Quando já estava mais velho, Joãozinho passou a se dedicar mais ao violão por insistência de João Gonzaga, que queria que alguém o acompanhasse. Panavoeiro, então, incentivou muito Joãozinho para que tocasse junto com ele em festas e outras ocasiões.
Além de acompanharem João Gonzaga em duas músicas, eles também gravaram uma composição sozinhos, que pode ser ouvida logo abaixo. Assim, Joãzinho pode mostrar sua voz e Lô sua habilidade para solar no violão.

Ouça: Lô e Joãozinho – Vaneirão Diferente

Anúncios
 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: